Dilatação linear dos sólidos
Gisele Silva da Rosa
Janice Nunes Centeno
Steffan Macali Werner
Suellen Szeremeta
Paola Egert Ortiz
Resumo
A dilatação térmica ou expansão ocorre praticamente com todos os materiais quando são aquecidos. Conseqüentemente gera uma mudança de sua uma dimensão, isto é, de tamanho, que todos os materiais apresentam quando submetidos ao aumento da temperatura. Os efeitos da dilatação térmica podem ser observados em várias situações cotidianas, como por exemplo, abrir um pote vidro de tampa metálica ou usar os seus conceitos para construções de pontes de concreto.
Como a dilatação ocorre de maneira uniforme, às dimensões do corpo dilatam igualmente, sendo assim, pode-se tratar a dilatação como sendo linear, superficial ou volumétrica. No estudo deste trabalho será visto a dilatação linear dos materiais como alumínio, latão e aço. Em experimento realizado no laboratório. Com intuito de calcular coeficiente linear de dilatação dos materiais, construir gráficos da dilatação linear versus a temperatura e comparar estes valores obtidos com a fundamentação teórica.
Palavras-chave: Dilatação térmica. Dilatação Lienar. Coeficiente linear de dilatação.
Introdução
Em algumas ocasiões para conseguir desatarraxar a tampa metálica de um pote de vidro basta colocar o pote debaixo de uma torneira de água quente. Tanto o metal da tampa quanto o vidro do pote se expandem quando a água quente fornece energia aos átomos. Conseqüentemente a energia adicional dos átomos separa-se um dos outros, atingindo um novo ponto de equilíbrio com as forças elásticas interatômicas que mantém os átomos unidos em um sólido. No entanto, como os átomos no metal se afastam mais uns dos outros que os átomos do vidro, logo a tampa dilata mais que o pote e, assim sendo, fica frouxa. (HALLIDAY E RESNICK, 2009).
Grande parte dos materiais, sofre uma dilatação ou um aumento de volume como conseqüência de um aquecimento e sofre uma