Dilatação linear dos solidos
Um sólido possui três dimensões: comprimento, largura e altura. Levando em consideração apenas a variação de uma de suas dimensões, quando acontece a dilatação em um sólido, essa dilatação será denominada dilatação linear.
Objetivo
Calcular o coeficiente linear através do experimento.
Teoria
A dilatação é causada pelo aumento de temperatura, podemos dizer que quanto maior for o aumento de temperatura maior será a dilatação. Dessa forma, para variações não muito grandes de temperatura, a dilatação do comprimento é proporcional a ela, sendo normalmente imperceptível.
Quando um material ou substancia é aquecido tem as suas dimensões alteradas, na maioria das vezes envolvendo os sólidos, essas variações são facilmente percebidas através de uma observação que indica os fatores que vão influenciar no processo de dilatação sofrido pela substância.
Quanto à dilatação linear, podemos afirmar que o tipo de material tem influência na dilatação da substância. Essa característica dos materiais pode ser representada por um número chamado de coeficiente de dilatação que é obtido experimentalmente e que informa quanto uma unidade de comprimento da substância se dilata ao sofrer variação de temperatura de 1°C.
Ao denominar um corpo como sólido, não estamos nos referindo ao corpo em si, mas ao estado físico da matéria que o constituí. O estado sólido é um estado da matéria cujas características são ter volume e forma definidos, isto é, a matéria resiste à deformação. No estado sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, com uma organização espacial fixa, movendo-se ligeiramente devido à presença de energia cinética.
Procedimento Prático
Material utilizado:
- Termômetro;
- Conjunto de Dinamômetro Linear. Descrição do procedimento prático:
Medimos o comprimento inicial da barra, sua dilatação inicial e sua temperatura. Ligamos a fonte de calor para aquecermos a água até o ponto de ebulição. A água por meio de condução