Frederick taylor
1.1 - VIDA
Taylor nasceu em 20 de março de 1856, em Germantown (que hoje faz parte da Filadélfia) no Estado da Pensilvânia – EUA. Seu pai, Franklin Taylor era um advogado bem sucedido formado em Princeton e sua mãe, Emily Annete Winslow, era uma ardorosa feminista e abolicionista que trabalhara com Lucretia Mott, importante ministra dos Quakers (fundação de cunho religioso e tradição protestante criada em 1652 pelo inglês George Fox com objetivos pacifistas e abolicionistas), grupo do qual a família Taylor era importante membro.
Frederick Taylor Foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança, estudou na França, Alemanha e viajou pela Europa. Em 1872 ele ingressa na Academia Philips Exeter em New Hampshire com o intuito de se preparar para a universidade. Ao se formar ele é aceito no curso de Direito em Harvard, porém decide seguir outra carreira, a “Engenharia”.
Taylor contraiu pneumonia e morreu no dia 21 de março de 1915, apenas um dia após seu aniversário de 59 anos. Foi enterrado em West Laurel Hill Cemetery, em Bala Cynwyd, na Pensilvânia.
1.2 - VIDA PROFISSIONAL
Iniciou sua vida profissional como operário de fábrica, a Enterprise Hydraulic Works, onde desenvolveu estudos que deram base para formular sua teoria, na qual analisou a empresa a partir dos níveis operacionais em direção ao invés de direção, permanecendo na indústria até 1885 quando vai para a Midvale Steel Works especializada na construção de máquinas. Taylor começou como operário mas logo passou para escriturário, maquinista, contra-mestre (gerente) e finalmente engenheiro-chefe.
Aos 27 anos, em 1883, Taylor se forma no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey em Engenharia Mecânica. Foi nessa época que ele desenvolveu uma série de dispositivos para o corte de metais.
De 1890 a 1893, Taylor trabalhou como gerente geral e engenheiro consultor na Manufacturing Investment Company – Filadélfia, onde teve a