Determinação da entalpia e entropia de vaporização de líquidos puros
Para que o experimento seja realizado de maneira correta, primeiramente deve ser apresentada uma série de conceitos termodinâmicos importantes, dentre eles, vaporização, ebulição, ponto de ebulição, pressão de vapor, entalpia e entropia de vaporização e regra de Ramsay-Young.
A vaporização é a passagem de uma substância do estado líquido para o estado gasoso. Nesse processo, as moléculas do líquido são afastadas de seus aglomerados, e isso requer energia. Existem três tipos de vaporização, a ebulição, que vai ser tratada posteriormente, a evaporação, que, para ocorrer, a energia cinética de uma molécula de líquido deve ser suficiente para vencer a tensão superficial e evaporar, e as moléculas de maior energia escapam, e a temperatura do líquido diminui. E o último modo de vaporização é a chamada calefação, em que um sólido passa instantaneamente para o estado gasoso.
Em termodinâmica, ebulição é um fenômeno físico endotérmico no qual uma substancia passa do estado líquido para o estado gasoso. Ponto de ebulição a uma dada pressão, é a temperatura no qual a substancia em questão entra em ebulição na dada pressão. Outra definição de ponto de ebulição é a seguinte: temperatura na qual a pressão de vapor do líquido se iguala a pressão do sistema, sendo, a pressão de vapor, a pressão que o vapor exerce sobre o líquido quando ambas fases estão em equilíbrio termodinâmico. A pressão de vapor também mede a tendência de evaporação de um líquido, já que quanto maior a pressão de vapor, mais volátil será o líquido.
A entalpia de vaporização é a quantidade de energia necessária para que uma certa quantidade de uma substância que está em equilíbrio com seu vapor passe para o estado gasoso. Também pode ser chamado de calor de vaporização.
A definição de entalpia, segundo Josiah Willard Gibbs é a seguinte: Sendo U a energia interna de um sistema e PV mensura a quantidade de energia associada ao conjunto sistema-vizinhança já que o sistema ocupa um