Experimento - calibração de instrumentos de medida
CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA: PIPETA E TERMÔMETRO
Disciplina: Laboratório de Química Geral e Inorgânica
Turma: 004
Acadêmicos | R.A. | | |
Professor: Augusto
MARINGÁ-PR
2010
1. INTRODUÇÃO
Quando se faz uma experiência em laboratório, uma das principais preocupações, já que se trata de um processo científico, é a de obter resultados confiáveis e controlados. Em todos os tipos de medições podem ocorrer erros, sejam estes devidos à falta de atenção do operador, do método ou erro nos próprios instrumentos. Esses erros são denominados erros sistemáticos, sendo que os principais ocorrem devido a instrumentos mal calibrados.
Nesse relatório é mostrado como foi feita a calibração de dois importantes instrumentos utilizados nos laboratórios de química: a pipeta de 10,0 mL e o termômetro.
A calibração da pipeta de 10,0 mL utiliza-se de algumas propriedades fundamentais de qualquer substância: a densidade, e a sua variação em função da temperatura, e a sua massa. Essa calibração é necessária, uma vez que a marca de graduação da pipeta pode ter sido impressa erroneamente.
A calibração do termômetro é necessária, pois a água apresenta diferentes pontos de fusão e de ebulição em função da pressão, assim, pode ser que o termômetro utilizado em um local com uma determinada pressão P1 apresente uma temperatura diferente do que apresentaria se estivesse num local com uma determinada pressão P2. Embora o ponto de fusão da água pura não seja muito afetado pela pressão, o ponto de ebulição da água pura sofre grande influência.
Assim, os objetivos dessas experiências foram determinar os valores corretos para o volume de água escoado da pipeta e a equação que determina a temperatura correta medida pelo termômetro. Além disso, também foi de interesse construir um gráfico que relacionasse os valores reais de temperatura de fusão e ebulição com os