Relatório - Calibração de Instrumentos de Medida
Departamento de Engenharia Elétrica
Curso – Engenharia Elétrica
Disciplina – Química
Prof° Lucimara Bergamo
PRÁTICA 4: CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA:
PIPETA, BURETA E TERMÔMETRO
Graduandos:
Alan Franco dos Reis - R.A. 9970.13
Anderson Clener Greco - R.A. 11135.13
Cléberson Marchi de Araújo - R.A. 10751.13
David Bruno de Oliveira Leite - R.A. 9.496.12
Jaqueline de Miranda Marques - R.A. 9854.12
Maringá – PR
2013
PRÁTICA 4: CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA: PIPETA, BURETA
E TERMÔMETRO
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
- Calibração de Instrumentos:
Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento
(calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.
- Calibração de vidrarias:
A calibração tem como finalidade verificar se a medida obtida por um equipamento é compatível com o esperado, a fim de corrigir qualquer tipo erro, reduzindo, de forma considerável, custos com desperdícios e retrabalhos. A má calibração ou não calibração destas vidrarias pode apresentar resultados não confiáveis. (BRAZ, 2007)
Na hora da pesagem dos recipientes são importantes alguns cuidados, como não tocá-los diretamente com a mão, manuseá-los com pinça, pedaço de papel ou até mesmo luvas, mantendo-a limpa e livre de gordura. A vidraria deve ser pesada a temperatura ambiente, evitando erros de pesagem, sabendo que algumas substâncias mudam com a mudança da temperatura. Devemos lembrar também que a balança analítica é um instrumento muito sensível, e por isso deve-se mante-lá sempre limpa, protegida de correntes de ar e poeira e nivelada para evitar erros, sendo necessária a anotação da medida mais exata possível.
- Erros Sistemáticos:
Existem três tipos de erros