Relatorio
Calibração de uma balança
Relatório 2º Laboratório
Instrumentação Mecânica
Ilha Solteira, 19 de Setembro de 2011
Indice
1. Objetivo 3 2. Introdução Teórica 3 3. Procedimento Experimental 4 4. Resultados 5 5. Conclusão 7 6. Referência Bibliográfica 7
Objetivo
Este experimento visa à obtenção da curva de calibração estática de uma balan e ça determinação de suas principais características estáticas.
Introdução Teórica
Os instrumentos de medida são usados para reproduzir um determinado fenômeno, esses instrumentos transformam esse fenômeno em determinados sinais, esses sinais precisam ser padronizados (calibração), a partir dessa calibração tem-se dados que podem ser interpretados por um observador.
Nas práticas de instrumentação, devem-se dar grande importância para as várias características estáticas dos instrumentos, pois essas são características que influenciam diretamente na forma de se interpretar os resultados obtidos.
Entre as características estáticas de um instrumento de medida estão:
Curva de calibração, essa curva transforma uma grandeza X em uma outra grandeza Y, por exemplo, transforma a temperatura X = T, em uma outra grandeza Y = L, essa transformação só tem sentido se houver uma relação biunívoca entre X e Y, a curva de calibração obtém-se usando valores de entrada conhecidos, isto é, valores de X conhecidos antecipadamente, e registrando os valores de Y.
Muitas vezes Y = f(X), e que f é uma função analítica simples. Então basta fazer a curva de calibração para alguns pontos X, pois o valor de Y quaisquer outros valores de X pode obter-se por extrapolação a partir de f.
Limiar de leitura de instrumentos, ou Threshold é quando a entrada de um instrumento é gradualmente aumentada a partir do zero, existirá algum mínimo valor, abaixo do qual não haverá saída. Esse mínimo valor define o limiar de um instrumento.