Experimento 5
Experimento 05 – Determinação de Mn em aço por espectrofotometria visível.
Alunos: Deisi Silva Gois
Marcelo Aparecido do Lago
Mario Rodrigo Jorge
São Carlos, 16 de maio de 2014.
1. Objetivo
Determinar, através do processo de espectrofotometria visível, a quantidade de manganês presente em uma liga metálica.
2. Introdução
A espectrofotometria é uma técnica utilizada para analises quali e quantitativas. A absorção espectrofometria é regida pela lei de Lambert-Beer: A= x b x c, onde: A: Absorção medida, = valor específico de absorção do composto, b: comprimento da cubeta (no caso, 1 cm) e c= concentração do analito.
Neste experimento, através da leitura obtida no equipamento espectrofotômetro, obteremos a leitura relativa à amostra em análise.
A partir da leitura obtida no aparelho obteremos a absorção da luz que, posteriormente, será utilizada para obter os demais resultados do experimento.
3. Procedimento Experimental
Observações iniciais: A solução padrão de manganês e a amostra foram feitas previamente.
Foram pipetados 25,00mL da solução da amostra e transferida para o béquer de 100,00ml. Neste béquer foram adicionados 5,00ml de H3PO4 85% e 0,25g de KIO4 (0,2529).
A mistura foi aquecida em chapa onde quebramos as pedrinhas com o bastão e aguardamos a dissolução do periodato, após alguns minutos a mistura assumiu a cor púrpura e a partir deste momento foi deixada mais dez minutos para aquecimento. Passado este tempo foi retirada e colocada em uma bacia com água para ser resfriada.
Após o resfriamento a amostra foi transferida para o balão de 100,00mL e o volume ajustado com água destilada. Com o auxílio do espectrofotômetro foi possível ler a absorbância (A).
Na segunda parte do experimento prepararam-se as soluções para obter os valores necessários para construir a curva padrão. Foram preparadas quatro soluções que deveriam conter 2,5mL; 5,0mL; 10,0mL e 20,0mL da solução padrão. Cada amostra foi preparada