EXPERIMENTO 5: Gases
INTRODUÇÃO:
Os gases são compostos moleculares com características específicas, sendo elas, o fato de não terem forma e volume definido. Existem as variáveis de estado dos gases que são o volume, a pressão e a temperatura, que devem ser consideradas ao estudá-los.
Robert Boyle criou a Lei de Boyle ao relacionar o volume de um gás com sua pressão e um gás hipotético que obedeça a essa lei é chamado de Gás Ideal. A lei diz que a uma temperatura constante, o volume ocupado por um gás é inversamente proporcional à pressão. Essa lei pode ser expressa como:
P.V = constante
O químico Jacques Alexander Charles investigou relacionou o volume de um gás com sua temperatura e criou a Lei de Charles, na qual, diz que o volume é diretamente proporcional à temperatura absoluta, quando em pressão constante. Além disso, ele constatou que, se um gás é aquecido, ele se expande, desde que sua pressão seja mantida constante. Essa lei pode ser expressa como:
Já Gay-Lussac relacionou a pressão com a temperatura também e criou a Lei de Gay-Lussac, a diferente é que ele diz que a pressão é diretamente proporcional à temperatura absoluta, desde que o volume seja constante. Essa lei pode ser expressa como:
Todas essas lei podem ser relacionadas eu uma única expressão matemática, na qual expressa-se a Equação Geral dos Gases Ideiais:
A determinação da constante dos gases foi proposta por Avogrado, e que diz que volumes iguais de gases contêm números iguais de moléculas quando a temperatura e pressão são constantes, que ficou conhecido como Princípio de Avogrado. E pode ser expressa como:
P.V = n.R.T
Quando se diz que um gás está em condições normais de temperatura e pressão, isso quer dizer que ele tem 1 atm para pressão, 0°C ou 273 Kelvin para temperatura, 22,4L e R é 8,31451 J mol-1 K -1 chamada constante dos gases tendo o mesmo valor para todos os gases.
OBJETIVOS:
Os objetivos da prática é o de aplicar os conceitos de leis dos gases e