INSTALA O EM ALVENARIA ESTRUTURAL
As escadas são caracterizadas por geometria irregular com planos inclinados e dentes, que trazem transtornos de montagem das formas e da armação e complicações para a concretagem. Por todas as dificuldades que a geometria irregular proporciona, a escada requer um tempo considerável de execução em obra.
Visando minimizar os transtornos provenientes da moldagem das escadas no local, surgem, como alternativa, as escadas pré-moldadas. Uma das principais vantagens dessas escadas é que, após a sua montagem, os acessos definitivos para o transporte vertical são liberados. As soluções construtivas ideais para a racionalização do processo são aquelas em que determinados serviços não interferem no andamento dos outros, buscando-se sempre minimizar as operações de grande duração. Baseando-se nesta afirmação, pode-se dizer que a escada pré-moldada ajuda a racionalização do processo.
As escadas pré-moldadas estão aqui divididas em: escadas compostas por peças de grandes dimensões, e escadas compostas por vários elementos de pequena espessura, passíveis de manuseio sem equipamentos especiais.
Os dois tipos apresentados serão abordados neste trabalho, porém, com o enfoque principal voltado às escadas compostas por elementos leves que melhor se enquadram aos edifícios de alvenaria estrutural.
3.1 Escada pré-moldada composta por peças de grandes dimensões Este tipo de escada pré-moldada é composto por elemento único de grandes dimensões, apoiado diretamente em vigas ou lajes, podendo ter ou não o patamar incorporado, como indicado na figura 3.
O peso dos elementos impossibilita-os de serem transportados manualmente, impondo o uso de equipamentos especiais de içamento. Portanto, a adoção deste tipo de escada depende basicamente do equipamento de montagem disponível na obra.
3.2 Escada pré-moldada composta por vários elementos
Este tipo de escada é constituído por vários elementos pré-moldados de concreto armado, de tal forma que cada elemento possa