Experimento 5
Desenvolvimento:
Após a verificação do uso correto de todos os EPIs adequados ao procedimento e repassado como deve ocorrer a sequência do experimento, o mesmo procedeu da seguinte forma:
Materiais:
1. Dois Béqueres de 100 mL
2. Cinco Béqueres de 50 mL
3. Uma proveta de 50 mL, 25 mL
4. Um Bastão de vidro
5. Uma pipeta de pasteur
6. Quatro tubos de ensaio pequenos
7. Um funil haste longa 75 mL
8. Um suporte universal
9. Um anel de metal com murfa
10. Um vidro de relógio
11. Um bastão com fio de platina
12. Duas espátulas
13. Um Bico de Bunsen
14. Um papel de filtro
15. Uma balança analítica
Reagentes:
1. Cloreto de ferro (III) hexahidratado,
2. Óxido de cálcio,
3. Solução de tiocianato de potássio, KSCN 0,1 Mol/L
4. Água destilada
5. Solução de Ácido Clorídrico, HCl 6,0 mol/L
Procedimento:
Foi pesado 1.374 g de em um béquer de 100 mL e em seguida foi solubilizado em 50 ml de água, passando a água para o béquer que continha o .
Em outro béquer pesou-se 0.421 g de e adicionou-se a solução preparada anteriormente. Com o auxílio do bastão de vidro, agitou-se a solução por pouco mais de 2 minutos até homogeneizar a solução.
Aguardou-se 7 minutos para que o precipitado decantasse e então, utilizando a pipeta de Pasteur, foi retirado do béquer o máximo possível de sobrenadante, colocando-o em outro béquer e rotulando-o como a primeira retirada de sobrenadante, sempre evitando tocar no precipitado sedimentado.
Depois, o precipitado foi lavado com a adição de 20 mL de água destilada, agitado e então repetiu-se o procedimento do tópico anterior, rotulando a retirada de sobrenadante como sendo a segunda.
Pesou-se o papel de filtro na balança analítica, obtendo 1.084 g. Suspendeu-se então o precipitado com 10 mL de água destilada e com o auxilio do funil de haste longa e do papel filtro, a solução foi filtrada em um béquer. Para evitar que sobrasse precipitado no béquer, as paredes foram lavadas com mais água destilada, que