Taxa de Cambio
A taxa de câmbio é a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Noutros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país.
As operações de câmbio (compra e venda de divisas) podem realizar-se nos bancos e nas casas/agências de câmbio, que, regra geral, cotizam duas taxas de câmbio: uma para a compra e outro para a venda. Por exemplo: se quisermos comprar dólares, o preço a pagar à casa de câmbio é de 0,74 euros por cada dólar. No entanto, se quisermos vender euros, iremos receber 1,34 dólares por cada euro que entregarmos.
Pode-se mencionar duas taxas de câmbio: a taxa de câmbio real e a taxa de câmbio nominal.
O câmbio real é aquele que estabelece a relação pela qual uma pessoa pode trocar bens e serviços de um país pelos de outro.
O câmbio nominal, por sua vez, é a relação directa entre uma moeda e outra estrangeira. É a taxa de câmbio que é usada nos bancos e nas casas de câmbio.
O Banco Central de cada país pode optar por vários sistemas de taxas de câmbio. A taxa de câmbio fixa é determinada pelo Banco Central (a instituição decide o preço da moeda). Em contrapartida, a taxa de câmbio flutuante ou flexível permite que o preço seja determinado pela lei da oferta e da procura.
INFLAÇÃO: subida generalizada dos preços, não de alguns bens ou serviços, mas da sua generalidade, independentemente da época do ano ou do tipo de bem ou serviço.
De que depende a inflação?
A inflação não depende de um factor específico, depende antes de inúmeros factores, dos quais podemos destacar oaumento da procura e o aumento dos custos de produção.
PROCURA - é a quantidade de bens e serviços que os consumidores estão dispostos a comprar a um determinado preço.
Aumento dos custos de produção:
Segundo a teoria da inflação pelos custos, a inflação é o resultado do aumento dos custos de produção provocada pelo aumento dos