Experimento 03 Quimica experimental
Objetivo: O experimento tem como objetivo determinar algumas propriedades físicas de determinadas espécies químicas. Tais como: Determinar a viscosidade através da medição do tempo de escoamento em uma bureta de quatro espécies químicas, diesel, biodiesel, óleo vegetal e água. Tem ainda o objetivo de determinar o teor alcoolico presente gasolisa através da adição de água e entender o porquê de o alcool não se misturar com a gasolina. Observar a tensão superficial e entender o motivo da mesma ser alterada pela adição de detergente. E por fim, observar e entender o proceso de destilação.
Introdução:
A gasolina é um derivado do petróleo formado por hidrocarbonetos líquidos inflamáveis e voláteis. Atualmente é um dos combustíveis mais utilizados no meio automotivo. No Brasil, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) determina que o alcool etílico deve ser obrigatoriamente utilizado como aditivo na gasolina, dentro de uma porcentagem de 22 à 28%. O não cumprimento desta norma pode comprometer a qualidade do produto, assim é preciso sempre medir esta porcentagem, para determinar se a gasolina vendida está dentro dos padrões estabelecidos pela ANP.
Viscosidade: A viscosidade desempenha nos fluídos o mesmo papel que o atrito desempenha nos sólidos. Ela determina a resistência ao movimento de cada camada do fluido. Em um líquido em repouso as moléculas esstão se movendo em todas as direçõe com a mesma velocidade. Quando este líquido sofre alguma força que empurre e desloque, paralelamente um plano contra o outro, e direcione as moléculas do plano adjacente para apenas um sentido e direção, os planos inferiores, logo abaixo da deformação sofrida, apresentam uma resistência à deformação. Esta resistência à deformação é a viscosidade de um liquido. No experimento ela será medida através do tempo de escoamente em uma bureta.
Tensão superficial da água: As moléculas de água realizam ligações de hidrogênio em