Ampulheta de Gallahue - Resumo
Professora: Sheilla Tribess – Crescimento e Desenvolvimento Motor
Nome: Thayna Morgado Cruañes
Curso: Educação física – 1° período
Tema: Ampulheta da Vida - Gallahue
A chamada Ampulheta do Desenvolvimento Motor, ou Ampulheta da Vida, de Gallahue e Ozmun, tem como objetivo ilustrar as fases de desenvolvimento que adquirimos ao longo da vida, e até a morte.
Dantas afirma que esse desenvolvimento motor é fortemente caracterizado por sua direção, ele ocorre da cabeça em direção aos pés e do centro do corpo em direção as extremidades.
Gallahue divide as fases comparando cada idade às suas esperadas características.
Figura 1. As fases do desenvolvimento motor. Fonte: Gallahue e Ozmum, 2005 p. 57.
Fase dos movimentos reflexos: se inicia ainda no útero, e vai até um ano de idade. Ocorrem movimentos involuntários, que recebem estímulos específicos. Existem os reflexos primitivos que ocorrem por uma questão de sobrevivência; os reflexos posturais, que são um pré requisito para os mecanismos de locomoção, manipulação e estabilização; e os reflexos locomotores, que estão inibidos nessa fase, porém já existem no sistema nervoso.
Fase dos movimentos rudimentares: fase que vai até os 2 anos de idade, é caracterizada pelos primeiros movimentos voluntários da criança, que costumam ser descoordenados. Essa segunda fase, é dividida em estágio de inibição dos reflexos (passagem dos movimentos reflexos para movimentos controlados, devido a maturação do sistema nervoso e menor número de restrições ambientais) e estágio de pré-controlo (ocorre maior controle e precisão nos movimentos, passando a manter o equilíbrio, manipular objetos e exploração do ambiente – locomoção).
Fase dos movimentos fundamentais: vai de 2 até os 7 anos de idade, é caracterizada por diferentes formas de movimentos realizados pela criança (exemplos: correr, chutar, saltar, arremessar, entre outros). Nessa fase é indispensável a boa interação e exploração da criança