Viajando pela educação física
O Desenvolvimento Motor e sua importância para os professores de Educação Física na formação de habilidades esportivas em crianças.
REZENDE, Maria Carolina – UFS[1] sábado, 7 de maio de 2011
RESUMO
Sendo o movimento o objeto de estudo da Educação da Educação Física, e o resultado observável e mensurável do comportamento motor, este deve ser estudado desde os primeiros anos de vida da criança, principalmente durante a infância, para que se possa compreender o processo de desenvolvimento e aquisição de habilidades motoras básicas. Sem um profundo conhecimento dos aspectos do desenvolvimento motor das crianças, os professores somente podem supor as técnicas educacionais e os métodos de intervenção apropriados. Desta forma o nosso trabalho teve como objetivo identificar a compreensão dos professores de Educação Física, que trabalham com o futebol, e de instrutores de futebol acerca do processo de desenvolvimento motor e de habilidades motoras necessárias à prática do futebol em crianças. Para tanto, realizamos uma pesquisa descritiva, já que esta consiste em descrever e entender como um fenômeno ocorre em uma dada realidade. Os sujeitos constituintes da pesquisa foram oito professores, que trabalham com o futebol e cento e onze crianças, de cinco a doze anos, que praticam futebol do município de Aracaju-Se. Como instrumentos para coletar os dados, utilizamos a entrevista estruturada e testes. Durante o processo de análise dos dados constatamos que os professores que trabalham com o futebol precisam de uma melhor fundamentação teórica, acerca do desenvolvimento motor das crianças, para planejar e conduzir suas aulas.
Palavras Chave: Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora, Esporte e Professor de Futebol.
O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA
Durante muitos anos o estudo do desenvolvimento humano tem sido de grande interesse para estudiosos e educadores. Gallahue; Ozmun (2005) dizem que o conhecimento dos processos de