Experimento de Reynolds
ENGENHARIA QUÍMICA
ANA CAROLINA FELTRIN
LUIZ HENRIQUE ZIM ALEXANDRE
THAMIRIS BIAVA UGGIONI
EXPERIMENTO DE REYNOLDS
CRICIÚMA – 2014
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
ENGENHARIA QUÍMICA
ANA CAROLINA FELTRIN
LUIZ HENRIQUE ZIM ALEXANDRE
THAMIRIS BIAVA UGGIONI
EXPERIMENTO DE REYNOLDS
Relatório de aula prática, apresentado ao curso de Engenharia Química da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, solicitado na disciplina de Fenômenos de Transporte I, pelo professor Michael Peterson.
CRICIÚMA – 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 5
3 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
Em 1883, Reynolds realizou um experimento que comprovou e definiu os diferentes comportamentos de um fluído submetido a um escoamento e demonstrou com a experiência, dois tipos de escoamentos distintos.
O escoamento laminar é definido como aquele no qual o fluido se move em camadas ou lâminas, uma camada escorregando sobre a adjacente, havendo somente troca de quantidade de movimento molecular. De forma contrária, o escoamento turbulento não apresenta regularidade em sua extensão, mas sim componentes de velocidade transversais à linha de propagação e, de forma não organizada, demonstra que é caótico.
O experimento, de forma simplificada, visualizou o escoamento da água através de um tubo de acrílico. De forma a auxiliar a visualização do fluxo (laminar ou turbulento) e do perfil de velocidade, utiliza-se um corante na corrente de água (não reagente) que deverá revelar o perfil indicado.
Os resultados serviram como base para um marco na história do estudo de Fenômenos de Transporte: a definição do número de Reynolds, que prevê o comportamento de um fluído através da relação entre as forças de inércia e as forças viscosas atuantes sobre o mesmo.
Com intuito de