Experimentação química- Solução padrão
Soluções padrão são aquelas preparadas com solutos cuja concentração é conhecida com elevada exatidão e reagentes de grande pureza, além disso, possui características que lhe conferem a determinação de solução padrão tais como estabilidade e composição definida. Soluções padrão também podem ser preparadas através de outros reagentes que não apresentem a pureza e as demais características das soluções padrão, mas que devem ser posteriormente padronizadas. Nesta prática serão demonstrados os passos para a padronização de soluções de permanganato e posterior titulação com este reagente.
Para que se tenha a formação de um complexo é necessário a reação entre um ligante (base de Lewis) e um metal (ácido de Lewis). O ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), C10H16O8N2 como agente complexante os seus sais dissódicos formam quelatos solúveis de cálcio e magnésio, que na presença do indicador Negro de Ericrómio T , num meio com um pH=10, a solução apresenta uma cor vermelho. Quando a solução é titulada com EDTA o cálcio e magnésio são complexados e no ponto final a solução muda para azul. Os indicadores usados na volumetria de complexação, chamados de indicadores metalocrômicos, são agentes complexantes fracos que exibem cores diferentes na forma complexada e na forma livre. Quando esse indicador é adicionado à solução a ser titulada, ocorre a formação de um complexo colorido com o analito.
Dá-se o nome de "água dura" às águas que levam dissolvidas grandes quantidades de sais de cálcio e de magnésio em forma de carbonatos e também em forma de gesso; as tais podem ser determinadas por titulação complexométrica.
2-Objetivo
Preparar e padronizar uma solução de tiossulfato de sódio.
Determinar a dureza total em uma amostra de água de torneira.
3-Materiais/Reagentes
3.1. Materiais
Bureta de 25mL
Pipeta volumétrica de 10mL
Pipeta de Pasteur
Proveta