Vida
De acordo com Zaccarelli & Fischmann (1994), a estratégia de intento se caracteriza pelo estabelecimento de uma intenção estratégica da organização para o longo prazo, apresentando as seguintes características:
- o intento é muito ambicioso e deve permanecer imutável;
- é desenvolvido para a consecução no longo prazo, sem, contudo, especificar esse prazo;
- direciona periodicamente os planejamentos estratégicos realizados pela organização, desempenhando um papel motivador e catalisador das ações da empresa;. Entende-se, portanto, que a estratégia de in tento, de uma certa forma, confunde-se com o conceito de missão da organização. Eventualmente, a estratégia de intento pode ser usada como uma estratégia de blefe, com objetivos de intimidar os concorrentes, pois os objetivos de tal estratégia, muitas vezes, são parecidos com a estratégia de despistamento.
Estratégias de Cooperação
- recorrer a alternativas estratégicas, como as parcerias, as alianças estratégicas, as joint ventures e a terceirização;
- procurar desenvolver clusters (aglomeração setorial e geográfica de empresas) com o objetivo de favorecer a integração da produção, da distribuição, da promoção e da comercialização da carne bovina e a busca de apoio institucional e fortalecimento político da cadeia produtiva.
Estratégias de Reação
- monitorar os movimentos estratégicos dos concorrentes diretos com o objetivo de anular ou compensar os efeitos de suas estratégias;
- associar essa estratégia com a estratégia de pró-proteção para buscar apoio governamental e fortalecimento político da cadeia produtiva para reagir às estratégias da concorrência, principalmente em mercados internacionais.
Estratégias de Pró-Proteção
- buscar apoio governamental para competir nos mercados internacionais com a carne bovina produzida em países que apresentam fort es subsídios, barreiras tarifárias e não tarifárias e outras formas de protecionismo.
Estratégia de Oportunidade