VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO
ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO
INSTITUTO DE QUÍMICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA 1
RELATÓRIO
Experimento 10 – VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO.
Alunos:
Lucas Moraes Silva
Lucas Rodrigues de Oliveira
Mateus de Campos Tavares
Wiston Rodrigues Pazine
Goiânia
JUNHO-2011
1.Introdução
O experimento apresentado neste relatório tem como objetivo comparar a percentagem de ácido acético (CH3COOH) em massa por volume (m/v) de um recipiente do laboratório com a percentagem obtida por meio da experimentação. Determinar também a concentração de solução de ácido acético na solução amostra (vinagre) expressando-a em mol/L e em g/L. Durante esse procedimento será de utilizado um método bastante comum na química analítica, a titulação. Este processo visa determinar a concentração de uma solução amostra (vinagre), titulado, com o auxílio de uma solução cuja concentração é conhecida (NaOH), titulante ou solução padrão.
No procedimento em questão trata da titulação de um ácido fraco (CH3COOH) que reagirá com uma base forte (NaOH). Durante a reação destas substâncias o que ocorre é a neutralização da solução titulada, uma vez que as hidroxilas do ácido reagem com os hidróxidos da base formando água. Quando todas as hidroxilas do ácido forem consumidas a solução começará a apresentar caráter alcalino, nessa hora uma substância indicadora colocada na solução amostra apontará ao ponto de viragem, permitindo observar a quantidade de titulante gasta e em seguida determinar a concentração da amostra.
2.Materiais e métodos
Suporte universal;
Béqueres;
Erlenmeyer de 250 mililitros;
Bureta;
Pipeta volumétrica;
Vinagre;
Fenolftaleína 1% (m/v);
Solução de NaOH (0,102 mol/L);
Água destilada e deionizada.
Este experimento consiste em uma titulação, objetivando determinar a concentração de acido acético na amostra de vinagre fornecida no laboratório.