Teste
Entre elas, há, atualmente, um grande emprego de células fotovoltaicas, que atuam captando e convertendo energia solar em energia elétrica.
Assim, é possível, por exemplo, desenvolver postes de iluminação com placas fotovoltaicas para alimentação dos mesmos e aplicando em conjunto lâmpadas de LED (Light-Emitting Diode), por apresentarem baixo consumo em relação às lâmpadas convencionais.
O projeto se propõe a realizar um estudo detalhado sobre o sistema de células fotovoltaicas e sua aplicação em postes de iluminação, podendo ser utilizados nas mais diversas áreas (iluminação pública ou privada); compreendendo e simulando seu funcionamento e desenvolvendo um protótipo que captará energia solar durante o dia através das células, armazenando-a em uma bateria que alimentará o poste com lâmpadas de LED durante a noite.
O projeto a ser desenvolvido busca a utilização de uma fonte de energia renovável, estando assim em alinhamento com a tendência de desenvolvimento de projetos sustentáveis.
Além disso, a utilização de energia solar para alimentação do poste traz um ganho financeiro grande, uma vez que deixa-se de utilizar a energia elétrica convencional fornecida pela concessionárias.
Adicionalmente, a manutenção a ser efetuada nestes postes são menores em relação aos postes convencionais, visto que as lâmpadas convencionais (de sódio, mercúrio, etc) estão sujeitas a maior quantidade de problemas e defeitos do que as lâmpadas de LED.
Os materiais a serem utilizados serão: células fotovoltaicas, LED's de alta potência, baterias para alimentação e postes de iluminação.
A metodologia será baseada em um estudo sobre o estado da arte; cálculos de quantidade de células fotovoltaicas a serem utilizadas; quantidade, potência