Exper quimica
Resumo:
Realizado o primeiro experimento de Química em laboratório, onde pudermos ter contato com os instrumentos de manipulação e um primeiro experimento com Separação de Misturas. No inicio do experimento obtivemos uma orientação da Prof. Cláudia Posseti Alves, a respeito do laboratório, suas regras e procedimentos de segurança. Logo após nos foi apresentado o procedimento do experimento e devidamente orientado pela professora responsável. No experimento foram utilizados as vidrarias, componentes químicos, bico de Bunsen, tela de amianto, filtros de papel água, gelo e Pisseta, podemos notar uma mistura com elementos químicos, e a partir desta mistura foi realizado o procedimento para separação da mesma, através de aquecimento filtragem e resfriamento desta mistura. Apesar de não termos realizado o ultimo procedimento que seria a separação do Cloreto de Sódio da água, a experiência foi bastante proveitosa, não apenas para conhecimento do experimento, mas para vislumbrar um modo diferente da química, além de uma maneira de visualizar o que é mostrado em sala de aula na teoria. No final do experimento foram constatados resultados interessantes e que conferem com a analogia pela qual o experimento nos leva.
Objetivos:
- Estudar separação de misturas.
- Utilizar três métodos para separar 4 substâncias (areia, ferro, cloreto de sódio e dicromato de potássio) , que formam uma mistura heterogênica (polifásica).
- Verificar a solubilidade das substâncias (mistura heterogênea).
- Identificar as fases das substâncias.
- Verificar as possíveis mudanças de fase durante o processo.
- Verificar as perdas dos componentes durante a separação.
Introdução:
O experimento realizado teve como objetivo separar a mistura heterogênea composta por Cloreto de Sódio (NaCl), Areia Lavada, Limalha de Ferro e Dicromato de Potássio (K2Cr2O7), juntamente com os instrumentais de vidraria: Funil, dois Béquers de 50 ml e dois de 100 ml e uma proveta de 10 ml, em