Autodepuração em rios
A poluição das águas origina-se de várias fontes, dentre as quais se destacam os efluentes domésticos, os efluentes industriais, o deflúvio superficial urbano e o deflúvio superficial agrícola estando, portanto associada ao tipo de uso e ocupação do solo.
Dentre essas fontes, o efluente gerado na agricultura prejudica a saúde pública, principalmente pelo uso de defensivos agrícolas. O carregamento de fertilizantes para os corpos hídricos, através da lixiviação, como os nitrogenados e os fosfatados, geram eutrofização com produção de fitoplanctoxinas, prejudicando a vida aquática. A eutrofização é um fenômeno causado pelas descargas de efluentes das indústrias, das cidades e da agricultura num curso d’água, onde há uma proliferação de algas.Estas, sedentas por fósforo e nitrogênio, promovem sua proliferação excessiva, aumentando o número de microorganismos e deteriorando o curso d’água .
Uma contribuição também significativa de poluição tem origem nas indústrias, as quais podem poluir por carga orgânica, como os frigoríficos que necessitam de altas taxas de oxigênio dissolvido (OD) para se estabilizar. Outro tipo de poluição industrial ocorre também por metais pesados provenientes principalmente, de indústrias de pilhas e baterias. Esses tipos de substâncias provocam doenças graves nos seres humanos, como o saturnismo, que é uma intoxicação provocada pelo chumbo, um metal pesado.
A presença dos metais pesados também indica indiretamente a presença de substâncias altamente tóxicas, como os fluoretos e os cianetos.
Autodepuração em rios
Os rios possuem características essencialmente dinâmicas, seja nos aspectos físicos, químicos ou biológicos. Quando ocorre qualquer alteração de sua estabilidade, como lançamentos de efluentes, o mesmo tende a tentar readquirir suas características anteriores.
As características das águas residuárias domésticas e, em grande parte das industriais, é que as mesmas possuem uma grande quantidade de matéria orgânica,