sintese ana paula
Departamento de engenharia ambiental e sanitária
Ana Paula de Oliveira
Tratamento biológico de efluentes
Fabiano Pontes Mendonça
SÍNTESE DAS APRESENTAÇÕES DOS ARTIGOS:
Artigo 1 - Autodepuração dos Corpos D’água
Como método foi utilizado o modelo Streeter - Phelps. Nas considerações finais foi notado que a grande maioria das reações descritas no artigo, é de origem biológica. Também foi verificado que para se avaliar a influência de lançamento de efluentes na qualidade de determinado corpo hídrico, bem como propor medidas de controle, é necessário o uso de modelos, como o de Streeter - Phelps, que represente o comportamento de umas das características mais importantes de uma situação real, que é capacidade de autodepuração do corpo d’água.
Artigo 2 - Estudo da autodepuração do Rio Jordão, localizado na bacia hidrográfica do Rio Dourados
A área de estudo deste artigo foi um trecho do Rio Jordão, pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Dourados. O artigo teve como metodologia a caracterização da área, determinação da vazão média (por meio dos trabalhos de campo, multiplicando a velocidade média pela área da seção transversal do curso de água), determinação da vazão crítica, simulações no período de estiagem e simulações dos cenários. Com os resultados obtidos do artigo, pode-se concluir que nas simulações realizadas no período de estiagem as calibrações dos parâmetros geraram resultados aceitáveis. Com o modelo calibrado, os cenários simulados para a população mostraram que o Rio Jordão não possui capacidade de autodepuração natural para efluente tratado pelo sistema ‘australiano’ e lodo ativado convencional.
Artigo 3 - Estudo da Capacidade de Autodepuração do Rio Pomba Utilizando o Modelo Qual2kw
O artigo teve como objetivo estudar a capacidade de autodepuração do rio Pomba, em um trecho de 38,4 km de extensão, utilizando como ferramenta o modelo de qualidade de água QUAL2Kw. O modelo foi calibrado para as