Trabalho De Fat Estatica E Fat Dinamica
Imagine que o bloco da figura esteja em repouso, mas deseja-se colocá-lo em movimento. Inicialmente se aplica uma força F, porém, ele continua em repouso, pois a força de atrito aumentará conforme se aumenta a intensidade da força F. Enquanto o bloco, mesmo sob a ação dessa força, continua em repouso, a força de atrito é denominada estática. Existe um determinado valor de F em que o bloco fica na iminência de movimento. Nesse ponto, a força de atrito é máxima e recebe o nome de força de atrito estático máxima. O movimento somente iniciará quando a força F for superior a essa força. A força de atrito estático é calculada com a equação:
Fatest = μest . N
Sendo:
Fatest é a força de atrito estático; μest é o coeficiente de atrito estático;
N é a Força Normal.
Força de atrito dinâmico
Quando o movimento iniciar, o objeto ficará sujeito à força de atrito dinâmico ou cinético, que somente atua se o corpo estiver se movendo e no sentido contrário ao movimento do objeto. Agora a fórmula a ser utilizada é a seguinte:
Fatd = N . μd
Sendo que:
Fatd é a força de atrito dinâmico; μd é o coeficiente de atrito dinâmico;
N é a Força Normal.
Os coeficientes de atrito estático e dinâmico são grandezas adimensionais, ou seja, não possuem unidade de medida e são representadas apenas pelo seu valor numérico.
Também é importante observar que o atrito dinâmico sempre será menor do que o atrito estático máximo. Isso se deve ao fato de que o coeficiente de atrito estático é maior que o coeficiente de atrito dinâmico: μest > μd