Gerenciamento de Memória
CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
PROFESSORA: ANDREA ROCHA
TRABALHO
GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA
QUESTÕES:
1) Porque é um gerenciamento complexo em sistemas multiprogramáveis? As vantagens do uso deste tipo de sistema são a redução do tempo de resposta das aplicações, além dos custos reduzidos devido ao compartilhamento dos recursos do sistema entre as diferentes aplicações. Apesar de mais eficientes que os monoprogramáveis, os sistemas multiprogramáveis são de implementação muito mais complexa
2) Como acontece a Alocação Contígua simples?
Implementada nos primeiros Sistemas Operacionais e ainda existentes em alguns sistemas monoprogramáveis.
Memória dividida em duas partes, Sistema Operacional e programa do usuário.
O programador tem controle sobre toda a memória principal, podendo acessar qualquer posição da memória, inclusive onde está residente o Sistema Operacional.
Um mecanismo de proteção utilizado é delimitar a área do Sistema Operacional que delimita a área do mesmo.
Fácil implementação e código reduzido, porém Ineficiência no uso do processador e da memória pois apenas um usuário pode dispor desse recurso.
Programas limitados ao tamanho da memória disponível.
Overlay (sobreposição) – Solução encontrada para dividir o programa em partes (módulos), de forma que pudessem executar independentemente uma da outra, utilizando uma mesma área de memória.
A definição das áreas de Overlay são de responsabilidade do programador através de comandos específicos da linguagem utilizada.
3) O que é overlay? A solução encontrada foi dividir o programa em partes (módulos), de forma que pudessem executar independentemente uma da outra, utilizando uma mesma área de memória
4) Como acontece a Alocação particionada estática?
Divisão da memória em tamanhos fixos (partições) definidos na inicialização do Sistema em função dos programas