Relatório do debate sobre o texto: “o papel das organizações civis nas dinâmicas do desenvolvimento territorial sustentável” de ghislaine duque
Alunos responsáveis pelo resumo: Thaís , Rodrigo , Rafael , Renan e Leonardo
Alunos debatedores: Henriky Maki, Renan , Marcus , Leandro e Fernando .
1. Introdução
O intuito do grupo ao realizar este debate foi trazer aos interessados uma discussão acerca das questões que envolvem o “O papel das organizações civis nas dinâmicas do desenvolvimento territorial sustentável”.
O modelo adotado para o debate foi o seguinte: inicialmente o grupo responsável pelo resumo do texto iria apresentar os pontos importantes sobre o texto, após a apresentação seria discutido pela equipe de debatedores através de perguntas e exemplos junto com a sala e o professor responsável.
2. Exposição do resumo
O seguinte resumo foi exposto pela equipe responsável:
“O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES CIVIS NAS DINÂMICAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL.
O tema relacionado ao papel das organizações da sociedade civil nas dinâmicas de desenvolvimento territorial sustentável coloca-nos frente a vários desafios. Por um lado, não podemos não podemos esquecer que o desenvolvimento apresenta várias dimensões, sendo essas: econômica, social e ambiental, e devendo ser também sustentável e considerado na escala territorial. Por outro lado, frente a esses desafios, cabe pensar também o papel exercido pelas organizações da sociedade civil. Mas é claro que as duas apresentadoras tinham que se selecionar uma abordagem mais limitada.
Um exemplo de entidade da sociedade civil são as ONG'S, que podem ter um papel determinante na promoção e na gestão das dinâmicas territoriais, promovendo um desenvolvimento que seja realmente sustentável. E vale lembrar que um problema bastante recorrente das ONG'S decorre precisamente