Invenção do telefone
Embora muitos de nós nem perceba, o telefone foi um dos maiores aparelhos já inventados e hoje em dia é praticamente impossível viver sem ele. Com o agito do cotidiano é essencial uma forma rápida e simples para que se possa falar com alguém. Mas isso não vem de hoje, desde antigamente as pessoas tinham essa necessidade de se comunicar umas com as outras, porém as maneiras que existiam não eram simples e não as favoreciam, e por esse motivo a ligação entre elas, por fim não acontecia. Devido a esse fato, ao longo dos anos foram surgindo diversos meios para que a comunicação entre as pessoas deixasse de ser algo tão complicado.
Foi ai que surgiu o telefone, um meio de comunicação muito utilizado atualmente, pelo fácil acesso e pela comodidade que proporciona aos seus usuários. Com ele é possível conversar com pessoas que estão do outro lado do mundo apenas com um telefonema e sem muito esforço, basta pegar o aparelho e discar alguns números, e então você estará imediatamente ligado a quem deseja e poderá conversar.
Pode-se dizer que depois da invenção do telefone o universo das telecomunicações nunca mais foi o mesmo, pois com o avanço da tecnologia as novidades não pararam de surgir e de certa forma as necessidades da população foram sempre atendidas.
Atualmente, a rede telefônica abrange grandes porções do território nacional, sendo assim é possível falar com qualquer pessoa que esteja em qualquer lugar do país. Quando se compara com quase 100 anos atrás, quando poderia demorar algumas semanas e até mesmo meses para se enviar uma mensagem escrita para alguém, pode-se notar o quanto o telefone é eficiente e útil e certamente continuará a nos surpreender cada dia mais.
CAPÍTULO 1 – ABORDAGENS SOBRE A EVOLUÇÃO DO TELEFONE
1.1 A HISTÓRIA DO TELEFONE NO CONTEXTO MUNDIAL
O telefone nasceu por acidente, na noite de 2 de junho de 1875, quando Alexander Graham Bell, um imigrante escocês que morava nos Estados Unidos, e era professor de