EXTRAÇAO LIQUIDO LIQUIDO
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Extração Líquido-Líquido.
Operações Unitárias da Indústria Química II
Jundiaí
Maio de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Extração Líquido-Líquido.
Operações Unitárias da Indústria Química II
Jundiaí
Maio de 2013
ÍNDICE
1.0 Resumo 4
2.0 Introdução Teórica. 6
3.0 Objetivo. 7
4.0 Material e Métodos. 8
5.0 Resultados e discussão. 10
6.0 Referência. 13
7.0 Anexos. 14
1.0 Resumo
Será realizada através da extração líquido-líquido, a separação dos constituintes por meio de um tratamento via solvente, no qual um ou mais componentes desejados se dissolvem preferencialmente. Sendo uma operação de transferência de massa onde as duas fases envolvidas são líquidas, isto ocorrendo até atingir o equilíbrio. Pode-se considerar com um aspecto complementar a destilação, estes métodos podem atingir quase todas as separações.
2.0 Introdução Teórica.
A extração líquido-líquido, ou também como é conhecido extração por solvente e participação, é uma operação unitária de separação de compostos de interesse, que baseia-se nos diferentes graus de solubilidade dos compostos de uma determinada mistura.
Duas misturas líquidas são efluentes do processo, sendo uma rica em solvente e com parte do soluto, chamada de extrato, outra parte contém o que resta da carga e o solvente chamado de rafinado. Resumidamente, é a separação de uma substância de determinada mistura, dissolvendo em um solvente adequado, normalmente um composto solúvel é separado por um não solúvel. Após ser solubilizado, se inicia a transferência de soluto de um solvente para outro, isso ocorre pois o soluto é mais solúvel em um solvente do que no outro.
A afinidade química dos solventes deve serem