Expectativa de aprendizagem
Introdução:
A dança foi na pré-história uma forma de comunicação, religião, divertimento e conhecimento. Desta forma a dança não poderia ficar fora da Educação, segundo Steinhilber (2000,p.8) :” Uma criança que participa de aulas de dança se adapta melhor aos colegas e encontra mais facilidade no processo de alfabetização”, nesse sentido a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola.
A dança na escola trabalha a alegria de se descobrir através da exploração do próprio corpo e as diferentes formas de movimento.
“As atividades de dança a serem aplicadas com as crianças devem ser naturais envolvendo:andar,correr,saltar,saltitar,equilibrar,rodopiar,girar,rolar,pendurar,puxar,empurrar,deslizar,rastejar,galopar e lançar. Desenvolvimento da noção de tamanho, força, espaço, tempo, agrupamento e distribuição”.(Parâmetros Curriculares Nacionais,1996).
Trabalhar o espaço e o tempo com as crianças permite não só movimentar-se e reconhecer-se no espaço, mas também dar sequencia aos seus gestos, localizar as partes do corpo e situá-los no espaço, ampliando o seu repertório motor de movimentos.
2º Ano
Princípios e finalidades: Ampliação das possibilidades de repertório Motor.
Objetivo: Vivenciar as possiblidades de uso do espaço e do tempo através da dança.
Categoria: Dança
Conteúdo e tema: Elementos básicos da dança: tempo e espaço.
Expectativa de aprendizagem: Realizar os movimentos rápidos e lentos, frente e atrás, direita e esquerda, culminando em uma composição coreográfica.
Material: Rádio e Cd
Tempo previsto: 4 aulas
Etapa 1
Local: Quadra
Organização do espaço:
A quadra será utilizada na demarcação do voleibol.
Organização dos alunos:
Os alunos estarão dispostos livremente respeitando os limites da quadra de voleibol.
Atividade:
• O professor orientará os alunos que a atividade será realizada nas delimitações da quadra de