Expansão ultramarina européia
Mitos do homem moderno em relação ao movimento ultramarino :
- Tinha suas origens na mentalidade medieval que fundia o mito e a busca do paraíso com motivos religiosos e a procura de riquezas .
As grandes viagens de exploração só foram possíveis de serem realizadas graças ao avanço da cartografia e da tecnologia marítima , com a invençao da caravela e o aperfeiçoamento dos mapas e instrumentos como a bússola e o astrolábio .
O tratado de Tordesilhas :
Uma linha imaginaria foi traçada ,as terras do leste eram de Portugal e a oeste da Espanha .
O conhecimento cartográfico passou a significar poder e múltiplas vantagens para os Estados Modernos
As grandes navegações receberam apoio financeiro da nobreza e da burguesia , interessados na exploração de outras terras e no alargamento do comércio e tbm dos reis , desejosos de encontrar novas fontes de renda .
A Igreja sonhava em conquistar novos fiéis , e empreender seu trabalho de catequese em terras virgens . Naquela época ‘’’o ouro tinha virtude de enviar almas ao paraíso.
A Europa sofria as conseqüências da escassez dos metais preciosos para produzir suas moedas.
E na época existiam narrativas lendárias falando qe existiam tesouros no mar e assim os europeus pretendiam buscá-lo a todo custo.
Entre estes estavam as especiarias, indispensáveis a conservação da carne e importadas da Ásia com peso de ouro . E na época elas eram bastante caras . Os europeus quiseram pegar esses produtos nas suas origens. Portugueses e espanhóis precisavam encontrar o caminho marítimo para a Índia , aumentando suas lucratividade do comércio de artigos orientais. Os portugueses foram os primeiros a chegar a Ásia , voltaram com os navio cheios de especiarias que lhes proporcionaram riquezas enormes .
Bartolomeu dias consegui chegar ao extremo meridional do continente africano , Vasco da gama partiu para Portugal a frente de uma expedição que descobriu o caminho marítimo