Banco de Dadods
CULTURA
A cultura da Suíça é sobretudo marcada pela diversidade linguística mas bem divididas entre elas apesar das características do povo suíço serem mais homogêneas.
Características da população: A mentalidade dos suíços é sobretudo pró-europeia. Mesmo não estando integrada na União Europeia, os suíços têm ideias europeias: liberdade, tolerância e pluralismo. Também é dito que os suíços são conservadores nos seus ideais e que defendem um outro ponto de vista do que a Europa. Porém, é defendido que o que muito caracteriza a Europa hoje em dia é herdada da Suíça cujo país fora um dos primeiros a adotar uma democracia como se conhece hoje em dia.
No dia-a-dia, os suíços preferem coisas pequenas e não são esbanjadores. Mas são, sobretudo marcados pela pontualidade, a precisão e o perfeccionismo. É assim que funciona a economia, a política e o social. Tudo é regulado e perfeito, pois cada suíço sabe que o dinheiro pago em impostos é investido em infraestrutura como caminhos-de-ferros, estradas, hospitais, escolas, etc. E também concordam a tecnologia com o respeito pelo ambiente criando a responsabilidade e o civismo. Civismo este que é notado em todos os níveis: desde a segurança rodoviária até às escolas passando pela maneira de ser, de comunicar, entre outros. Este civismo também é sentido nos mais diversos referendos que são criados incentivando os suíços a participar na vida política quer direta ou indiretamente proporcionando um sistema único no mundo de democracia direta que, ao contrário dos restantes países europeus com parlamentos ou senados, faz da Suíça um dos países mais democratas do Mundo mostrando também respeito e solidariedade. A solidariedade também é importante nos suíços, embora controversa. A Cruz Vermelha, os Direitos Humanos tiveram muito influência do país. Cada suíço contribui para a solidariedade através dos impostos ou de pagamentos voluntários. A controvérsia neste tema foi no acolhimento barrado a refugiados durante