Expansão marítima portuguesa
* 1139 Portugal torna-se independente (Rei Afonso) – busca pela expansão marítima para aumentar seu poder (impostos)
* Espanha chegou à América em 1492.
2. A expedição de Cabral (Dom Manuel I Rei de Portugal) * Tomar posse da terra de Santa Cruz * Exercer o controle sobre a rota do cabo (caminho para Índia)
3. Período Pré-colonial 1500-1530 * Os portugueses voltam com muitas especiarias- roubadas * Escambo e feitorias (local que ficavam as especiarias) * Pau Brasil; farinha; escravos.
4. Governo Geral – Pacto Colonial
São Salvador: colônia de exploração
*Capitanias hereditárias foram divididas em sesmarias.
* Camaras Municipais decidiam as leis.
5. Os Jesuítas – Padre José de Anchieta e CIA de Jesus (Contra reforma) *vieram nas expedições * Catequese nos aldeamentos Dicionário Tupi-Portugues * Concilio de Trento – decidiram que deveria espalhar a religião católica.
6. A empresa açucareira – grandes latifúndios * Engenho * Atividades complementares: pecuária * Casa Grande * Senzala – mão de obra escrava * * O trovadorismo – poesia tocada com violão que no Brasil deu origem ao REPENTE. * *Os indígenas eram menos escravizados que os africanos – motivos: doenças, oposição dos jesuítas; Lucro com o tráfico negreiro, o principal motivo. * Os negro que revoltaram e fugiram formaram os quilombos – Quilombo dos Palmares era o mais famoso
Os Holandeses no Brasil
1. Tratado de Tordesilhas: Religioso e católico, por isso os holandeses não respeitaram. Eles eram presbiterianos. * Recife: capital dos Holandeses, foi embelezada * Religião Holandesa: presbiteriana sem imagens o que dificultava a propagaçãi dessa nova religião no