O segredo de luiza - teoria
O comportamento empreendedor é o que move a economia em seus mais variados segmentos, produz mudanças e inovações que fazem com que o motor gire e se aqueça, a definição de Filion (1991): “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”, mostra que todos nós temos temos no mais interior um dínamo, uma força que se explorada corretamente funciona como bomba criadora para tudo o que se quiser fazer.
O que se sabe hoje, através das pesquisas em todo o mundo, sobre o perfil do empreendedor?
O empreendedor é um ser social, produto do meio em que vive (época e lugar). Se uma pessoa vive em um ambiente em que ser empreendedor é visto como algo positivo, terá motivação para criar seu próprio negócio. É um fenômeno local, ou seja, existem cidades, regiões, países mais ou menos empreendedores do que outros. O perfil do empreendedor (fatores do comportamento e atitudes que contribuem para o sucesso) pode variar de um lugar para outro. A natureza do empreendedorismo nos diz que:
Todos nascemos empreendedores; Empreendedorismo não é um tema novo ou modismo; Não é apenas um fenômeno apenas econômico, mas sim, social; O empreendedor está em qualquer área; Empreendedorismo é uma das manifestações da liberdade humana. Não é um fenômeno individual, não é um dom que poucos têm. É coletivo, comunitário; O ambiente favorável ao desenvolvimento empreendedor não pode prescindir de elevadas doses de democracia, cooperação e relações sociais estruturadas em rede; Não é possível transferir conhecimentos empreendedores; É um tema universal, não específico ou acessório; O fundamento do empreendedorismo é a cidadania; Não é possível determinar com certeza se uma pessoa vai ou não ser bem sucedida como empreendedora.
Qual é a