Exp1
Instituto de Ciências e Tecnologia
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Relatório de Atividade Experimental
Curso: Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia
Disciplina: Química Inorgânica
Professor: Silvia Lucia Cuffini
Experimento 1 – Produção de Alúmen
03/04/2015
2
1. Introdução
O alumínio é um dos metais mais abundantes da Terra e de longe um dos metais mais utilizados em todos os setores da indústria. Exemplos de aplicações do alumínio podem ser listados na área de transportes (automóveis, aeronaves, trens, navios), na área de construção civil (portas, janelas, fachadas), na área de eletroeletrônicos (equipamentos
elétricos,
componentes
eletrônicos
e
de
transmissão de energia), na área da metalurgia (diversas ligas de alumínio ou que contém alumínio), entre outras. Essa enorme utilização em todos os setores da indústria demonstra de forma expressiva sua real importância econômica atualmente. Na natureza não é possível achar alumínio em sua forma elementar devido sua alta afinidade com o oxigênio formando o composto Al2O3 (óxido de alumínio ou alumina). Outras formas de se encontrar o alumínio na natureza são em diversos compostos, em rochas e em minerais. Em rochas ígneas o alumínio pode ser encontrado como feldspatos (aluminossilicatos tridimensionais) e as micas (silicatos lamelares); em minerais como a criolita (Na3[AlF6]), o espinélio (MgAl2O4), a granada ([Ca3Al2(SiO4) 3]) e o berilo (Be3Al2[Si6O18 ]); e no coríndon (Al2O3) que é o mineral que apresenta o maior teor de alumínio (52,9%).
Na indústria atual, o alumínio metálico e seus componentes são extraídos do minério da
bauxita
que
tem
formação
dada
por
intempéries
sobre
o
aluminossilicatos. A bauxita é formada por hidróxidos de alumínio hidratados, dentre eles a gibbsita, os polimorfos boehmita e diaspório. Cerca de 85% a 90% da produção mundial de bauxita é destinada à obtenção de alumina ( Al2O3).
O alúmen, composto que contem