G5 Exp1
INSTITUTO DE FISICA
DISCIPLINA: FISICA 1 EXPERIMENTAL
TÍTULO: LANÇAMENTO DE PROJÉTIL
1. Objetivo
O objetivo do experimento consiste em relacionar a altura com que a esfera é abandonada na rampa, com o alcance horizontal. Avaliar o movimento de lançamento, assim como a combinação dos movimentos retilíneos que a esfera executa tanto na horizontal, quanto na vertical. Com base nisso, determinar a velocidade de lançamento a partir da medida do alcance e do tempo de queda. Observar as transformações energéticas sofrida pela energia potencial inicial que a esfera tem ao rolar pela rampa. Desse modo, utilizar o princípio da conservação da energia para determinar a energia cinética de rotação da esfera.
2. Dados Experimentais
O experimento consiste em relacionar a altura com que a esfera é abandonada da rampa com o seu alcance. Primeiramente, foram escolhidas quatro alturas ao logo da rampa, em relação ao seu nível de saída para soltar a esfera (h). Após 10 lançamentos de cada posição da esfera, foi medido o alcance médio (Rm), que é a medida horizontal do ponto de saída da rampa no chão, até o centro de uma circunferência feita ao redor dos marcos obtidos dos lançamentos de cada altura. Assim, a medida do raio do círculo (∆R) significa a incerteza na medida que é realizada no experimento.
Posição
Altura h
Rm +/- ∆R
1
0,2 m
0,49 m +/- 2,2 m
2
0,16 m
0,47 m +- 1,0 m
3
0,14 m
0,44 m +/- 0,7 m
4
0, 10 m
0,37 m +/- 0,9 m
Tabela 1
3. Análise dos dados
De posse do tempo de queda dado por (), e da altura do nível de saída da rampa até o chão, é possível calcular a velocidade dividindo o alcance médio do projétil, pelo tempo que este gastou para tocar o chão. É dado por: (R/∆t), onde R é o alcance médio e ∆t a variação tempo. É válido lembrar, que devido o erro instrumental da régua milimétrica utilizada para a medição da altura, o erro também será propagado para o tempo. Desse modo tem-se que:
Z = C.n.(∆X onde C é a constante (), X é o H (a