Relatorio Fogos
1. Introdução:
Teste de chama: Bico de Bunsen
Teste da Chama é um importante método de identificação, principalmente de cátions metálicos, utilizado na análise química. Neste ensaio, ocorrem as interações atômicas através dos níveis e subníveis de energia quantizada. “Quando um objeto é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através da sua cor. Um exemplo é o aquecimento de metais nas indústrias metalúrgicas, quando eles emitem uma cor vermelha intensa”¹.
Considerando o átomo de potássio, onde 19K = 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1, o elétron 4s1 é o mais externo, sendo que este pode ser facilmente elevado para o 4p, ocorrendo a excitação eletrônica. O elétron excitado apresenta tendência a voltar a seu estado normal, 4s1, emitindo um quantum de energia (fóton), que é uma quantidade de energia bem definida e uniforme. Neste caso obtemos uma coloração violeta da chama¹. 4. Resultados:
Na
No teste de chama Na emitiu a cor Amarelo
K
No teste de chama o K emitiu a cor Violeta
Li
No teste de chama o Lítio emitiu a cor vermelho carmim
Ca
No teste de chama o Ca emitiu a cor vermelho tijolo
Sr
No teste de chama o Sr emitiu a cor vermelho amarelado
Mg
No teste de chama não emitiu cor
Ba
No teste de chama emitiu a cor verde amarelado
Cu
No teste de chama emitiu a cor verde azulado
-Misturas
Ao misturar Sr e Cu a cor predominante foi a cor vermelho amarelado emitido pelo Sr.
Ao misturar Li e Ba a cor predominante foi a cor vermelho carmim, emitido pelo Li.
Ao misturar K e Ca a cor predominante foi a cor violeta, emitida pelo K. Ao misturar Na, Sr e K a cor predominante foi a cor vermelho amarelado emitido pelo Sr.
6. Referências:
¹ - SILVA, S, L, A. Teste da Chama. Disponível em: <http://www.infoescola.com/quimica/teste-da-chama/> Acesso em: 8 dez. 2014