Quadro Sintese Apple
QUADRO-SÍNTESE
Referência: APPLE, M.: Reprodução, contestação e currículo. In. ______ Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989, Cap. 1, p. 19-54.
Tema e o problema que definem os propósitos do texto: O texto aborda sobre a crise econômica do capitalismo, que afetou grandemente a vida das pessoas, e que acabou por interferir na cultura, na política, na economia e na educação.
Ideias básicas (centrais) do autor:
Por conta dessa crise é possível ver que as instituições políticas e educacionais não estão dando conta das suas funções, o Estado se encontra incapaz de atuar mediante a economia e ideologia que a sociedade se encontra.
Os recursos culturais são vistos como uma forma de mercado, pois, foram invadidos pela mercantilização e o interesse passa a ser o consumo.
Castells traz a ideia de que cada luta de diferentes esferas, seja ela no âmbito social, de produção, de gênero, raça... Acaba por remodelar essas esferas, de modo que as pessoas dessas lutas ao lutar transformam e também são constantemente transformadas (remodeladas).
Mulheres e negros tem maiores taxas de desemprego e baixos salários. Isso não se deve ao fato de educação, mas, sim às forças de reprodução de raça e gênero que afeta as outras.
Os trabalhadores têm pouco controle formal sobre o seu trabalho. Ganham pouco, trabalham muito, sem direito a benefícios específicos
A escola; a educação aparece como aquela que tem um papel importante para com a manutenção dessas relações desiguais que ocorrem. Entretanto, pelos estudos de Jencks o que se vê é que a escola favorece quem já tem um poder aquisitivo maior, os negros (por exemplo) nada levariam nessa reformulação escolar, mesmo com um rendimento escolar igualativo.
Currículo: para orientar as práticas de trabalho; princípios que oriente o planejamento e a avaliação educacional. Tem-se reduzido aos métodos eficientes para elaboração de currículos, de forma neutra. Entretanto tinham base nas