Conscientização Toxoplasmose
PROJETO DE PESQUISA DE SAÚDE PÚBLICA
TÍTULO: CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE INFECÇÃO DA TOXOPLASMOSE
AUTORES: ALINE ARAÚJO BEARARI, LUARA TONDIN
CURSO: Medicina Veterinária
CAMPUS: CAMPINAS – SWIFT
ORIENTADOR: Profª Drª Claudia Kiyomi Minazaki
RESUMO
A toxoplasmose é uma doença urbana causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. É uma doença importante para saúde pública, pois apesar de não apresentar grande taxa de morbidade, pode ser altamente prejudicial à grávidas e seus fetos, causando cegueira ou retardo mental e pode ser letal em indivíduos imunocomprometidos. Os é identificado como hospedeiro definitivo do protozoário, porém o principal mecanismo de transmissão é a ingestão de carne crua ou mal passada, além do consumo de legumes, verduras, frutas, leite ou água contaminados.
A conscientização do ciclo de contaminação desta doença se torna importante para saúde pública e vigilância epidemiológica visto que, sua forma de contágio está popularmente altamente ligado ao gato, quando na verdade a forma mais comum de contração da toxoplasmose é por ingestão de alimentos não cozidos e/ou higienizados corretamente, além de ser uma infecção de grande amplitude regional.
Palvras-chaves: toxoplasmose; Toxoplasma gondii; contaminação; saúde pública
INTRODUÇÃO
A toxoplasmose ou popularmente chamada “doença do gato”, é um protozoário intracelular chamado Toxoplasma gondii que acomete mamíferos a aves e que tem como hospedeiro definitivo os felinos, inclusive o gato doméstico. Apesar desse estigma dado ao gato sabe-se que apenas uma porcentagem muito pequena de gatos transmite a toxoplasmose e para isso, precisam na fase de eliminação dos oocistos. No entanto, para as que as fezes se tornem contaminantes devem permanecer em contato com o ar por um período de cinco dias. Os gatos eliminam o protozoário apenas uma vez em toda a vida, durante um período de duas semanas, depois dessas duas semanas assim como os