Fis Exp1
A realização do experimento, com a medição de 50 palitos de madeira através do micrômetro, permitiu o cálculo da variância e os desvios: padrão, sistemático e estatístico, como também a média da medida dos palitos e a sua incerteza. Os resultados obtidos com as medidas dos 50 palitos inicialmente, permitiram apontar uma discrepância entre valores, ao se analisar logo após, as medidas dos primeiros 35 palitos e em sequência dos primeiros 20. Essas diferenças foram apontadas nos valores tanto da média, quanto dos desvios e da variância.
2. INTRODUÇÃO
Através de experimentos físicos, é possível obter resultados variados sobre determinados assuntos e abordagens. Sendo assim, com a utilização de aparelhos de precisão para se obter medidas e dados relativos de determinados objetos, é possível conseguir a medida de objetos e abordar um temas como, a média das medidas desses objetos e também a incerteza dessa média, entre outros possíveis resultados.
Essa incerteza é o que determina uma série de fatores em comum e também diferenças entre esses objetos.
A incerteza abordada acima pode ser denominada: Teoria dos Erros, onde o erro, ou incerteza, é caracterizado como algo indesejável nos valores obtidos e pode ser definido como um desvio entre um valor real e o valor efetivamente encontrado.
O estudo desses erros permite a aquisição de valores mais exatos e também mais eficientes e os cálculos executados através desses valores se tornam bem mais precisos.
4
3. OBJETIVOS
Este relatório trata de um experimento realizado em Laboratório, que visa a obtenção de resultados, relacionados às medidas de palitos de madeira e dessa forma conseguir apresentar características em comum entre eles e as incertezas que foram visualizadas nas médias e desvios dos mesmos, como também as diferenças entre as medidas dos palitos quando se analisam grupos distintos de palitos efetivando assim, o estudo da Teoria dos Erros, Cálculo das Incertezas e Histogramas.
4. MATERIAIS E