Exp1
Questões propostas:
1) Qual a ordem de precisão ESPERADA para os instrumentos analisados no 1º item do procedimento? Explique
Através das observações realizadas durante o experimento, pode-se notar que o instrumento mais preciso é a bureta, seguido da pipeta, da proveta e por fim do béquer.
2) Procure justificar por que a maioria dos equipamentos de laboratório é constituída de vidro.
As vidrarias são muito utilizadas devido a sua transparência, alta resistência ao calor (condição necessária para muitos experimentos), por serem de fácil higienização e difícil dilatação, entre outras características que as diferenciam dos materiais de plástico, por exemplo.
3) Considere as espécies: água, acetona, bloco de isopor, peça de madeira e naftaleno. Identifique para as quais podemos falar em massa específica.
Podemos falar em massa específica quando nos referimos a substâncias puras, sendo assim as espécies que se relacionam com o conceito acima são: Água, Acetona e Naftaleno.
4) Classifique as seguintes propriedades em intensivas e extensivas: massa, pressão, temperatura, volume, massa molar, quantidade de matéria (número de mols), densidade, massa específica, concentração molar (molaridade), ponto de fusão e viscosidade.
Intensivas: Pressão, Temperatura, Massa Molar, Densidade, Massa Específica, Ponto de Fusão, Viscosidade.
Extensiva: Massa, Volume, Quantidade de Matéria, Concentração Molar.
5) Qual a distinção entre os termos densidade e massa específica?
A massa específica é característica de cada substância e pode ser definida como sendo a razão entre a massa e o volume correspondente.
Para uma determinada substância, a massa específica é sempre a mesma, então a massa dessa substância é diretamente proporcional ao volume ocupado por ela.
Já a densidade de um corpo é dada pela razão entre a massa e o volume correspondente.
As unidades de densidade e