EXISTE UM SER HUMANO IDEAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Considerando as afirmativas de inúmeros estudiosos em educação e comportamento humano como Cesar Coll, Gabriel Chalita, Freud, Paulo Freire, percebe-se que a rotina escolar nas diferentes instituições de ensino nos mais diversos lugares têm - se apresentado como rotina desgastante tanto para o aluno e professor, quanto para todos que nela estão. Isso se deve ao agravamento da inexistência da educação familiar pautada no respeito, afeto e amor é como diz Ricotta (2002) “a educação se aprende em casa e a violência também” desde um simples cumprimento grosseiro à violação do direito humano no sentido amplo da palavra baseado no artigo 5º da CF/88.
Assim os ambientes escolares são palcos das mais diversas apresentações de comportamentos inadequados, por que não dizer violentos, indivíduos com os mais diferentes problemas estruturais de personalidade e comportamentos à espera de um conhecimento que os torne digno daquilo que os determina como ser humano.
Muitas das vezes a ansiedade que motiva os alunos com essas dificuldades é encontrar na escola a solução para suas mazelas, mesmo que não percebendo esta busca tentam chamar atenção de várias formas, por essa razão se faz necessário que a escola encontre meios de cumprir com sua função social de ensinar para formação integral do indivíduo visando sua cidadania plena.
Com esse foco, este projeto visa ações viáveis que possibilitará alcançar um nível de convivência harmoniosa no ambiente escolar, objetivando os princípios da legalidade no artigo 3º da LDBEN/9394 quanto ao processo ensino aprendizagem. Considerando afirmativa de Sheila Machado (www.google.com.br) que os professores mais eficientes são, em geral, aqueles que acreditam que os alunos podem progredir. Os “mais eficientes