Exercícíos estequiometria
TEMA: ESTEQUIOMETRIA
1. Uma solução aquosa de cloreto de sódio deve ter 0,9%em massa do sal para que seja utilizada como solução fisiológica (soro). O volume de 10,0 mL de uma solução aquosa de cloreto de sódio foi titulado com uma solução aquosa 0,10 mol/L de nitrato de prata, exigindo exatamente 20 mL de titulante. Dado: Densidade da solução aquosa de NaCl = 1,0 g/mL
a) A solução aquosa de cloreto de sódio pode ou não ser utilizada como soro fisiológico? Justifique sua resposta
b) Supondo 100% de rendimento na reação de precipitação envolvida na titulação, calcule a massa de cloreto de prata formado.
2. Em países de clima desfavorável ao cultivo de cana de açúcar, o etanol é sintetizado através da reação de eteno com vapor d´água, a alta temperatura e alta pressão. No Brasil, por outro lado, estima-se que 42 bilhões de litros de etanol (4,2x1010) poderiam ser produzidos anualmente a partir da cana-de-açúcar. Dados: massas molares em g/mol: eteno = 28, etanol = 46; densidade do etanol = 800g/L.
a) Determine quantas toneladas de eteno seriam necessárias para sintetizar igual volume de etanol supondo 100% de eficiência.
b) Para percorrer uma distancia de 100 km, um automóvel consome 12.5L de etanol (217,4 mols). Supondo combustão completa, calcule o numero de mol de dióxido de carbono liberado para a atmosfera neste percurso.
3. Usando um espectrômetro de massas determinou-se que a massa molar da vitamina C é 176,12 g/mol. Sabe-se que a fórmula empírica ou mínima dessa substância é C3H4O3. Com base nessas informações, qual é a fórmula molecular da vitamina C?
4. Foram colocados 80 mL de ácido clorídrico comercial em um balão volumétrico de 1 L , completando-se esse volume com água. 10 mL de solução foram neutralizados com 10 mL de solução 0,2 mol/L de hidróxido de potássio. Qual a molaridade do ácido clorídrico comercial?
5. Sabendo que 10,8 g de Al reagiram completamente com acido sulfúrico, calcule:
a) A equação