Estrutura Organizacional
1 – Organização funcional
O processo de organizar consiste em dividir tarefas entre blocos de trabalho chamados departamentos. A escolha das tarefas que serão atribuídas aos departamentos baseia-se nos critérios de departamentalização, que consiste em atribuir a cada umas das unidades de trabalho a responsabilidade por uma função organizacional.
Principais funções da organização e unidades de trabalho correspondentes:
Organograma
O critério funcional também é usado sucessivamente, dentro dos departamentos, onde o trabalho é organizado de acordo com as operações principais dos departamentos de primeiro nível.
Critério funcional da organização
Organograma
1.1 – Aplicações do modelo funcional
O modelo funcional é apropriado para organizações que estão no começo de sua vida, são de pequeno porte ou fornecem apenas um produto ou serviço. O fornecimento do produto ou serviço é o critério principal a partir do qual as funções se desdobram e os departamentos são criados.
O modelo funcional também é usado por grandes empresas que apresentam a condição de pequena diversificação tecnológica ou de produtos e execução de operações em uma mesma área geográfica.
Nas organizações estruturadas pelo critério funcional, nem sempre há um departamento para cada função, nem um gerente individual para cada departamento. Nas pequenas organizações, por exemplo, é provável que os responsáveis principais tenham que se deslocar de uma função para outra ou acumular cargos, conforme as necessidades e as competências individuais. Isso também pode acontecer numa grande organização.
1.2 – Características da organização funcional
O administrador principal tem pleno controle dos destinos da organização e segurança de que as atividades se orientam para a missão.
Há pequena probabilidade de confusão em relação às responsabilidades. As tarefas são muito bem definidas.
O desenvolvimento e a constante atualização da competência técnica são