Professora
A escola prepara os alunos para uma postura de submissão e obediência em relação aos professores que consistem em seguir as ordens que por eles é imposta TAIS COMO: PERMANECER SENTADO, NÃO FALAR EM VOZ ALTA, ENTRE OUTROS.
Este modelo organizacional leva os alunos a controlar suas espontaneidades fazendo com que hajam de maneira mais contida APRENDEM A RESPEITAR AS NORMAS, REGULAMENTO E A VONTADE DOS PROFESSORES SEM QUESTIONAR, DESISTINDO ASSIM DAS SUAS PRÓPRIAS IDEIAS, SE CONFORMANDO COM A SITUAÇÃO. OS JOVENS VÃO À ESCOLA CHEIOS DE MOTIVAÇÃO, PORÉM ESTA INSTITUIÇÃO TEM OBJETIVOS PRÓPRIOS QUE IMPÕE A ELES FAZENDO COM QUE TODAS AS OPINIÕES CONTRÁRIAS SEJAM ELIMINADAS SUFOCANDO A CRIATIVIDADE DOS JOVENS.
É na escola também que se aprende a distinção entre trabalho e jogo sendo o trabalho uma relação de autoridade em que se cumpra uma tarefa que foi prescrita necessitando de um chefe, para ordenar e controlar esta atividade, NA ESCOLA ESSE CHEFE É O PROFESSOR QUE OCUPA O LUGAR QUE FUTURAMENTE SERÁ DO PATRÃO QUANDO NUMA RELAÇÃO DE TRABALHO E O JOGO SÃO AS ATIVIDADES QUE AS CRIANÇAS QUEREM REALIZAR SEM QUE HAJA UMA ORDEM PARA ISSO .
Foi realizada uma pesquisa com crianças da pré escola buscando diferenciar o significado de trabalho e brinquedo. Como resultado as crianças atribuíram trabalho a toda atividade ordenada pelo professor, seja ela colorir, cantar,... e brinquedo como as atividades realizadas por conta própria no seu tempo livre.
A ideia de que se passa para as crianças e de que a escola e uma simulação de trabalho assalariado COM A PRESENÇA DE UM CHEFE QUE COMANDA TODAS AS FUNÇÕES, diferenciando-se, portanto do trabalho livre.
CAPÍTULO 6 – A ALIENAÇÃO COM RELAÇÃO AOS MEIOS DE PRODUÇÃO
Karl Marx conceitua a alienação do trabalho assalariado como ausência de posse e os meios de produção por parte do trabalhador, ASSIM COMO O EMPREGADO NÃO E DONO DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS, OS ESTUDANTES POSSUEM SEUS INSTRUMENTOS