Exercícios e Respostas de Farmacologia sobre Anti-Inflamatórios
R: Inibição periférica e central da atividade da enzima ciclooxigenase e subsequente diminuição da biossíntese e liberação de mediadores da inflamação, dor e febre (prostaglandinas).
As ações são: anti-inflamatória, analgésica e antipirética.
2) Quais as principais ações dos eicosanóides (prostaglandinas e leucotrienos) no processo inflamatório?
R:
• Reprodução: o PGF2: contração uterina (parto, menstruação, aborto); o Transporte do sêmem , motilidade das trompas, etc...
• Sistema circulatório: o Promovem vaso dilatação; o Indutor do processo de coagulação através do tromboxano A2; o Agregante plaquetário.
• Trato Gastro-Intestinal: o Protege o estômago do Àcido Clorídrico; o PGE2, PGI2: motilidade e peristaltismo; o PGE2: Secreção de muco, cicatrização de feridas e úlceras.
• Sistema Respiratório: o Broncodilatação.
• Outros: o Lipolise; o Termorregulação, febre, dor, anafilaxia e quimiotaxia.
3) Porque se deve evitar a administração de Anti-inflamatórios em pacientes com dengue?
R: Evitar anti-inflamatório e àcido acetilsalicílico (substancia presente em AAS) porque eles favorecem as hemorragias alterando o mecanismo de coagulação.
4) Qual a vantagem de se utilizar AINEs altamente seletivas a COX-2? Justifique explicando as diferenças entre COX-1 e COX-2 e cite exemplos de drogas altamente seletivas a COX-2.
R: Os AINEs seletivos a COX-2 protegem contra ulcerações e queixa gastrointestinais, porém induzem a gastropatia e hemorragias petequiais.
• Diferenças: o COX-1: presente em sítios gástricos e renais, seria responsável pela síntese de prostaglandinas que ali apresentam proteção tecidual. A inibição da COX-1 acarreta em efeitos (gastropatia e nefropatia); o COX-2: Surge nos locais da inflamação. Potencialmente representariam vantagem em relação aos AINEs não seletivos, pois permaneceria a eficácia