Exercícios Roda d'Agua
1) Quais as vantagens da utilização de um carneiro hidráulico na elevação de água? Quais as suas limitações?
Resposta:
Carneiro hidráulico é equipamento simples, robusto e de baixo custo, que opera por anos a fio sem necessidade de manutenção, com rendimento relativamente elevado, tendo como única fonte de energia a da própria queda d’água. Portanto, permite a elevação de água a baixíssimo custo. Por outro lado, há necessidade da existência da queda e a água recalcada é parte da própria água de acionamento, portanto esta deve ser de boa qualidade.
2) Quais as principais partes constituintes de uma instalação de bombeamento com carneiro hidráulico?
Resposta:
Fonte de alimentação de água, tubulação de adução ou acionamento, o próprio equipamento – carneiro hidráulico, tubulação de recalque ou saída, e reservatório de armazenamento da água elevada.
3) Qual a vazão recalcada por um carneiro hidráulico que recebe uma vazão de 50 litros/minuto de uma altura de 3 metros e despeja a água a uma altura total de 15m?
Resposta:
A vazão recalcada por um carneiro hidráulico é calculada pela equação: q = R.Q.h / H , onde q = vazão recalcada, litros/min.;
R = rendimento hidráulico do carneiro;
Q = vazão de alimentação, litros/min.; h = altura de queda, m;
H = altura de recalque, m.
Por outro lado, o rendimento hidráulico do carneiro é função da relação entre a queda h e a elevação H (esta altura já inclui a perda de carga). No caso, essa relação é de 3 / 15 ou 1 / 5 o que determina rendimento de 65 % de acordo com a tabela 6.1.
Substituindo os valores na equação acima, calculamos a vazão recalcada pelo carneiro:
q = 0,65 . 50 . 3 / 15 = 6,5 litros / min.
4) Uma propriedade possui um córrego com uma vazão de 5 I/s. Este curso d'água permite uma queda de 5 metros, onde se pretende instalar um carneiro hidráulico para elevação d'água a um