exercícios de geografia
Questão 1 - (Mack) “A primavera começa hoje às 13h30min no hemisfério sul. É quando ocorre o equinócio, momento astronômico em que o Sol cruza a linha do Equador. A expectativa do meteorologista da empresa Climatempo, Alexandre Nascimento, para a nova estação, é de comportamento climático normal, porque não ocorreu e nem devem ocorrer, neste ano, os efeitos do El Niño e do fenômeno La Niña”. Adaptado de O Estado de São Paulo — 22.09.2004
A partir do momento da ocorrência do equinócio:
a) as noites ficam cada vez mais curtas e os dias mais longos.
b) as noites e os dias passam a ter a mesma duração.
c) os dias ficam cada vez mais curtos e as noites mais longas.
d) as médias térmicas tendem a diminuir, pois é evidenciada uma maior inclinação dos raios solares.
e) as médias térmicas tendem a aumentar, pois os raios solares incidem perpendicularmente quando se dirigem em direção ao Trópico de Câncer.
Questão 2 - (UFES) A distribuição de energia solar, ou insolação, depende dos movimentos de rotação e translação da Terra. Esses movimentos são os responsáveis pela recepção do calor e, conseqüentemente, pela distribuição da vida em torno do globo.
Considerando a importância da insolação e observando a figura acima, NÃO se pode dizer que:
a) o item A da figura demonstra o equinócio de Primavera no hemisfério Norte ou o equinócio de Outono no hemisfério Sul.
b) o item B da figura demonstra o solstício de Verão no hemisfério Norte ou o solstício de Inverno no hemisfério Sul, que ocorrem por volta de 21 de junho.
c) a inclinação do eixo de rotação da Terra, em relação à sua trajetória em torno do Sol, é um dos fatos que determinam a ocorrência das estações do ano.
d) quanto mais nos afastamos do equador, maior a inclinação com que os raios solares incidem na superfície terrestre e maior, portanto, a área aquecida pela mesma quantidade de energia, o que torna as temperaturas mais baixas.
e) no solstício de Verão, o dia é mais