Exercícios de geografia
Brasil - Natural - Clima
1) (Cesgranrio-1994)
A interpretação dos dados contidos nos climogramas 1 e 2, a seguir, nos permite afirmar corretamente que se trata dos seguintes tipos climáticos:
a) Equatorial e Temperado Mediterrâneo.
b) Tropical Semi-Árido e Temperado Oceânico.
c) Tropical de Savanas e Temperado Continental.
d) Subtropical Semi-Árido e Temperado Oceânico.
e) Marítimo das Costas Ocidentais e de Estepes
Como a água leva mais tempo para esquentar (de dia), mas também leva mais tempo para esfriar (à noite), o fenômeno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira:
(A)
O ar que está sobre a água se aquece mais; ao subir, deixa uma área de baixa pressão, causando um deslocamento de ar do continente para o mar.
(B)
O ar mais quente desce e se desloca do continente para a água, a qual não conseguiu reter calor durante o dia.
(C)
O ar que está sobre o mar se esfria e dissolve-se na água; forma-se, assim, um centro de baixa pressão, que atrai o ar quente do continente.
(D)
O ar que está sobre a água se esfria, criando um centro de alta pressão que atrai massas de ar continental.
(E)
O ar sobre o solo, mais quente, é deslocado para o mar, equilibrando a baixa temperatura do ar que está sobre o mar.
3) (ENEM-2002) A chuva é determinada, em grande parte, pela topografia e pelo padrão dos grandes movimentos atmosféricos ou meteorológicos. O gráfico mostra a precipitação anual média (linhas verticais) em relação à altitude (curvas) em uma região em estudo.
2) (ENEM-2002) Numa área de praia, a brisa marítima é uma conseqüência da diferença no tempo de aquecimento do solo e da água, apesar de ambos estarem submetidos às mesmas condições de irradiação solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma área de baixa pressão, provocando o deslocamento do ar da superfície que está mais fria (mar).
De uma análise