Exercícios Coesão
Respondendo a Regina De alguém que se assina “Regina”, recebo amável carta, reclamando que a poesia se está ausentando ultimamente das minhas crônicas, em proveito do lado humorístico da vida...Fiquei desapontado, Regina. Primeiro, porque pensava que andasse escrevendo coisas muito sérias, inspiradas como eram, precisamente, no lago amargo da vida...Depois, porque pensava que a poesia estivesse nas entrelinhas, como aliás acontece na vida... Além disso, pela sua carta, quer-me parecer que não pertence ao número de pessoas que pensam que há assuntos “poéticos” e outros não, como também um estilo que a exclusividade de ser “poético”...E, precisamente pelo estilo de sua carta, vejo que tampouco pertence à escola literária daquela professorinha do interior que me disse um dia:
__ O senhor não imagina como estamos...como “eu” estou contente com a sua visita à nossa cidade!
E, confidencialmente:
__ Aqui a gente não tem com quem falar difícil...
Mário Quinta. In: INFANTE, Ulisses. Do texto ao Texto.6.ed. São Paulo: Scipione, 1998.
1) Os elementos em destaque, no texto, foram utilizados pelo autor para introduzir novos fatos e conceitos, o que faz o texto avançar, desenvolver-se. Substitua-os por outros elementos que exerçam o mesmo papel.
2) No texto 1, existem, ainda, outros operadores coesivos. Aponte, ao menos, três deles e suas respectivas funções:
Texto 2. Para a questão 3. (...) Mas foi a Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, que realizou as experiências mais aterradoras. Só que as cobaias eram seres humanos. Prisioneiros de guerra, principalmente judeus, foram submetidos a todos os tipos de crueldades. O Estado de São Paulo, 3 out 1991.In: : INFANTE, Ulisses. Do texto ao Texto.6.ed. São Paulo: Scipione, 1998.
3) O encadeamento dos fatos elencados, no texto 2, é contraditório. Uma expressão mal empregada destrói o vínculo lógico de causa. Encontre essa