Exercícios de coerência e coesão textual
(1,25)
Você deverá responder as questões e enviá-las por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail mfernandes@unigran.br ou para rutedesouza@unigran.br Exercícios de coerência e coesão textual
Nas questões 01 e 02, numere os períodos de modo a constituírem um texto coeso e coerente e, depois, indique a seqüência numérica correta.
01- (4 ) Por isso era desprezado por amplos setores, visto como resquício da era do capitalismo desalmado.
(2 ) Durante décadas, Friedman - que hoje tem 85 anos e há muito aposentou-se da Universidade de Chicago - foi visto como uma espécie de pária brilhante.
(5 ) Mas isso mudou; o impacto de Friedman foi tão grande que ele já se aproxima do status de John Maynard Keynes (1883-1945) como o economista mais importante do século.
( 1) Foi apenas nos últimos 10 a 15 anos que Milton Friedman começou a ser visto como realmente é: o mais influente economista vivo desde a Segunda Guerra Mundial.
( 3) Ele exaltava a ‘liberdade’, louvava os ‘livres mercados’ e criticava o 'excesso de intervenção governamental.' (Baseado em Robert J. Samuelson, Exame, 1/7/1998)
a) 4, 2, 5, 1, 3
b) 1, 2, 5, 3, 4
c) 3, 1, 5, 2, 4
d) 5, 2, 4, 1, 3
e) 2, 5, 4, 3, 1
02- (4 ) Na verdade, significa aquilo que um liberal americano descreveria (sem estar totalmente correto, porém) como conservadorismo.
(2 ) Nos Estados Unidos, liberalismo significa a atuação de um governo ativista e intervencionista, que expande seu envolvimento e as responsabilidades que assume, estendendo-os à economia e à tomada centralizada de decisões.
( 1) A guerra global entre estado e mercado contrapõe ‘liberalismo’ a ‘liberalismo’.
(3 ) No resto do mundo, liberalismo significa quase o oposto.
( 6) Esta última definição contém o sentido tradicional dado ao liberalismo.
(5 ) Esse tipo de liberalismo defende a redução do papel do Estado, a maximização da liberdade